sexta-feira, 23 de setembro de 2011

brincando de faz de conta




Curta um vídeo de fotos, no qual nossos artistas se divertem 

experimentando as roupinhas que estão 

usando no projeto Conto de Fadas.




Edição de vídeo: Edilene (Professora Articuladora)




RESUMO DO PROJETO : 
O FANTÁSTICO MUNDO DOS CONTOS DE FADA

Trabalhando com os contos de fadas, as crianças constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer pelos livros, desenvolvem a imaginação. Sonham, criam, recriam, significam e resignificam.

Objetivos
O projeto visa : . despertar o prazer da leitura;
· Valorizar a leitura como fonte de informação;
· Estimular a criatividade e imaginação;
· Desenvolver a expressão oral e corporal;


Desenvolvimento:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, gigantes, bruxas, etc;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação ativa das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;
· Dramatização de histórias conhecidas onde as crianças sejam as personagens;
 · Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxas, fadas, anões, magos, Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxas, fadas, anões, magos, gigantes. . . );
· Listar oralmente as histórias preferidas;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar um novo final, diferente do original;
·· Expressões faciais;
· Criatividade;
· Vocabulário;
· Narração;
· Movimentos espontâneos e programados;
· Postura e encenação;
· Colocação da voz.


RECURSO :
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com as personagens;· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel;
· Livros de contos de fadas e histórias infantis

Um comentário:

  1. A música é muito gostosa e faz bater a nostalgia de quando éramos crianças. O blog está muito bem escrito e montado, parabéns!:)

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO