Projeto pedagógico 2021







A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
(LDB 9394/96, art. 29).



PLANEJAMENTO  ANUAL 2019

Tema 2018
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?


Em conversa com moradores, funcionários e pais da creche constatamos que as crianças da Comunidade Parque da Conquista  brincam pouco, por não existir no Caju área de lazer e por essa ser uma comunidade conflagrada .

A violência é grande e piorou muito no ano de 2017, o que gera medo, insegurança e diminui ainda mais o acesso das crianças ao brincar, exercício fundamental ao desenvolvimento integral dos pequenos.

O brincar é algo tão importante para o desenvolvimento da criança que a Declaração Universal dos direitos da criança afirma que “... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.”

Desta forma, os educadores da creche perceberam a necessidade de incluir ainda mais as brincadeiras no planejamento e no dia-a-dia. Afinal, o  brincar, a brincadeira é a linguagem que as crianças usam para se comunicar. É o mundo da fantasia, da imaginação, do “faz-de-conta, do jogo e da brincadeira.

 O brincar para a criança  não é apenas um passatempo ou simples diversão, pois no momento da brincadeira a criança também está aprendendo conteúdos, descobrindo o mundo, sua cultura, seus conceitos e as diversidades das pessoas a sua volta. A brincadeira favorece a construção de uma rica base de conhecimentos, pois é capaz de atuar, em diversos campos educativos.

Crianças são promotoras de cultura, pois em suas interações, brincando consigo mesma ou com seus pares, agem incorporando elementos do mundo no qual vivem e produzem novas formas culturais de estabelecer relações sociais.

Neste projeto a participação das famílias  é fundamental. Elas estão presentes para brincar com as crianças e ensinar as brincadeiras que já sabem e que são oriundas do nordeste ( estado onde a grande maioria dos pais nasceu e viveu).

A Creche Sempre Vida Parque da Conquista se dedica  a ser um espaço para a produção de culturas infantis, no qual os pequenos brinquem  com seus pares.  Brincando, eles imaginam, fantasiam, constroem, modificam, experimentam, imaginam...

Nesta creche, a brincadeira é educação por excelência, pois no brincar as crianças convivem com suas diferenças, se apropriam de conhecimentos e sentimentos. É na brincadeira  que as trocas ocorrem e  onde se dá o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, do exercício da iniciativa e da decisão.

Brincar é sinônimo de felicidade e de vida, e o que queremos é ver nossas crianças aprendendo através da brincadeira, da interação e da alegria!

Objetivos pedagógicos gerais:
Esperamos que os pequenos de nossa creche observem e explorem o ambiente com atitude de curiosidade. Que as crianças possam utilizar as diferentes linguagens a fim de garantir uma experiência de aprendizagem bem sucedida, e de apoiá-las na construção de sentidos pessoais, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando da cultura. Que através das brincadeiras , jogos e interação com seus pares e adultos, aprendam  e sejam felizes.

Objetivos pedagógicos específicos:
As brincadeiras deverão ser ensinadas.
Todas as crianças devem ser incentivadas a participar, dentro do seu ritmo e suas possibilidades.
Brincadeiras criadas e construídas pelas crianças com elementos da natureza, e com sucatas serão privilegiadas.


“BRINCAR COM CRIANÇAS NÃO É PERDER TEMPO, É GANHÁ-LO
SE É TRISTE AINDA É VÊ-LOS SENTADOS SEM AR, COM EXERCÍCIOS ESTÉRIES SEM VALOR
PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM.”

Carlos Drummond Andrade





- Influências
Fundamentamos nosso projeto e ações nas propostas Municipal e Federal vigentes e visamos contextualizá-la à realidade da criança da comunidade na qual está inserida.

A proposta educacional da Creche Sempre Vida Parque da Conquista enfatiza a brincadeira e a interação como fatores promotores do desenvolvimento infantil . Sob essa perspectiva preza em dar as crianças um atendimento de qualidade com  ambiente harmonioso, feliz, de conversas e muitas brincadeiras .

De acordo com o pensamento de Piaget , as crianças só são livres quando brincam entre si, ocasião em que criam e desenvolvem a sua autonomia, sendo outra criança o melhor brinquedo didático que elas podem explorar. Para o autor as brincadeiras não são apenas uma forma de  entretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o  desenvolvimento intelectual. Vygostky  complementa essa premissa , dizendo que o brincar também funciona como agente de socialização, um balizador das relações humanas.

Na concepção de Wallon  toda atividade da criança é lúdica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um projeto de ação mais extensivo que a subordine e transforme em meio. Nesse sentido, o infantil é sinônimo de lúdico.

Baseados nestes autores, inspiramos-nos a construir um projeto alicerçado na brincadeira, pois é através dela que os pequenos podem aprender  e se desenvolver de forma prazerosa.

 Metas da Unidade

     Realizar  e garantir um atendimento de qualidade a todas as crianças, sem exceção;
      Promover diferentes formas de brincadeiras , em espaços distintos e com variedade de brinquedos em diferentes  momentos do dia;
     Incentivar as crianças a participarem ativamente do planejamento das atividades, através dos interesses que expressa, das curiosidades que surgem e desenvolver atividades e promover experiências nas diferentes áreas do conhecimento e das linguagens;
     Dar oportunidade para que imaginem, investiguem, explorem e se tornem verdadeiramente pequenos cientistas;
     Dar oportunidades para que façam  registros simples por escrito, com ou sem ajuda do educador e realizar atividades que permitam a manipulação de lápis, canetas, pincéis.


Estrutura Curricular a partir da qual trabalha-se as metas estabelecidas

Elaboramos e construímos o currículo que emerge da vida, focado na criança, nos seus encontros com seus amiguinhos, com os adultos e no seu percurso no mundo. Este acontece na participação da criança, nos processos educacionais, que envolvem os diversos momentos do dia, na hora da rodinha, do lavar as mãos, escovar os dentes e nas brincadeiras.

O currículo da creche é uma experiência de relação que nos possibilita interrogar, descobrir e dar sentido a nossa relação com o mundo, com os outros e com nós mesmos. Nosso objetivo é de auxiliar as crianças a conhecer suas possibilidades de criar, inventar, descobrir, compartilhar, interrogar.

            Segue abaixo a estrutura da proposta curricular da creche, baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 Linguagem Oral e Escrita-
 Objetivos>Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações do cotidiano;  Escolher histórias e textos para apreciar;  Reconhecer seu nome escrito e identificá-lo em diversos momentos do dia  Possibilitar as diversas formas de linguagem (corporal, oral, escrita, musical, artes plásticas);  Registrar as conversas sobre textos lidos em diferentes ocasiões
Habilidades > Contar casos, recontar histórias; Expressar sentimentos claramente;  Desenhar, pintar, modelar massinha e argila;  Praticar a escrita e registros espontâneos Ouvir, comprrender, cantar diferentes narrativas;  Reconhecer e identificar seu nome.

Conhecimentos Matemáticos –
 Objetivos > Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao cotidiano;  Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando conhecimentos prévios
Habilidades > Deslocar-se no ambiente, andando, subindo e descendo; Brincar de empilhar e construir torres, pistas para carrinhos e cidades, com blocos de madeira ou encaixe;  Utilizar a contagem , explicitando quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas; Marcar o tempo, utilizando calendários, relógios, marcos de rotina;
           
 Ciencias Naturais e Sociais
Objetivos:> Possibilitar atividades que promovama experimentação acerca de temas científicos;  Demonstrar uma postura investigativa em relação ao mundo natural e social; Investigar as relações de causa, efeito e sequência, relacionando fenômenos e acontecimentos;
Habilidades:> Classificar, comparar, seriar elementos, objetos, materiais, descrevendo-os;  Observar e descrever transformações e mudanças que ocorrem no mundo e nas suas experiências;  Compreender instruções simples a partir de uma referência espacial e temporal;  Demonstrar curiosidade diante  de novas situações, pessoas e fenômenos naturais
           
Corpo e Movimento-
Objetivos: >  Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;  Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e outras situações.
Habilidades: >Explorar diferentes posturas corporais, como deitar-se, sentar-se em diferentes posições e reconhecer  progressivamente os segmentos e elementos do próprio corpo, por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.

Linguagens Artísticas ( Música) –
Objetivos: > Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;  Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; Expressar e perceber pensamentos, sentimentos e sensações por meio de interpretações, improvisações e composições musicais; Apresentar as diferentes manifestações culturais de diferentes épocas
Habilidades: > Brincar, cantar e dançar com outras crianças; Ouvir obras musicais variadas; Produzir ritmos e sons com diferentes materiais.
Linguagens Artísiticas (Artes Visuais) –
Objetivos: >Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças, e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato; Produzir trabalhos de arte, desenho, pintura, modelagem, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de criação;
Habilidades: > Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens bem como utilizar materiais como tesoura, cola, pincéis, canetas; Construir objetos variados e observar e identificar imagens diversas.
Supervisão pedagógica 

A supervisão pedagógica  é realizada pela direção da creche e pela professora articuladora. Tem como objetivo  estimular a todos os educadores a trabalhar  com comprometimento e responsabilidade por uma instituição na qual  o atendimento dado aos pequenos seja qualificado.  

As reuniões com todo o grupo acontecem às segundas-feiras para planejamento. Há também encontros para Avaliação, Centros de Estudo e Planejamento designados no calendário das Creches para toda a rede. Nos encontros conversamos sobre o desenvolvimento das crianças, elaboramos planejamentos, falamos sobre os desafios peculiares a cada turma , lemos e estudamos temas para melhorar cada vez mais a nossa prática enquanto educadoras. ´Também estimulamos o trabalho dos educadores com textos, livros, sites da web e filmes que promovam ideias inovadoras na Educação. Para organizar nossa prática utilizamos os Planejamentos Anual, Por Projetos, Semanal e o Plano Diário.





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