A educação
infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade.
(LDB 9394/96,
art. 29).
PLANEJAMENTO ANUAL 2019
Tema 2018
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
Em conversa com moradores, funcionários e pais da creche
constatamos que as crianças da Comunidade Parque da Conquista brincam pouco, por não existir no Caju área
de lazer e por essa ser uma comunidade conflagrada .
A violência é grande e piorou muito no ano de 2017, o que
gera medo, insegurança e diminui ainda mais o acesso das crianças ao brincar,
exercício fundamental ao desenvolvimento integral dos pequenos.
O brincar é algo tão importante para o desenvolvimento da criança
que a Declaração Universal dos direitos da criança afirma que “... A criança
deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades
recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a
sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste
direito.”
Desta forma, os educadores da creche perceberam a
necessidade de incluir ainda mais as brincadeiras no planejamento e no
dia-a-dia. Afinal, o brincar, a
brincadeira é a linguagem que as crianças usam para se comunicar. É o mundo da
fantasia, da imaginação, do “faz-de-conta, do jogo e da brincadeira.
O brincar para a
criança não é apenas um passatempo ou
simples diversão, pois no momento da brincadeira a criança também está
aprendendo conteúdos, descobrindo o mundo, sua cultura, seus conceitos e as
diversidades das pessoas a sua volta. A brincadeira favorece a construção de
uma rica base de conhecimentos, pois é capaz de atuar, em diversos campos
educativos.
Crianças são promotoras de cultura, pois em suas
interações, brincando consigo mesma ou com seus pares, agem incorporando
elementos do mundo no qual vivem e produzem novas formas culturais de
estabelecer relações sociais.
Neste projeto a participação das famílias é fundamental. Elas estão presentes para
brincar com as crianças e ensinar as brincadeiras que já sabem e que são
oriundas do nordeste ( estado onde a grande maioria dos pais nasceu e viveu).
A Creche Sempre Vida Parque da Conquista se dedica a ser um espaço para a produção de culturas
infantis, no qual os pequenos brinquem
com seus pares. Brincando, eles
imaginam, fantasiam, constroem, modificam, experimentam, imaginam...
Nesta creche, a brincadeira
é educação por excelência, pois no brincar as crianças convivem com suas diferenças,
se apropriam de conhecimentos e sentimentos. É na brincadeira que as trocas ocorrem e onde se dá o desenvolvimento da imaginação e
da linguagem, do exercício da iniciativa e da decisão.
Brincar é sinônimo de felicidade e de vida, e o que queremos
é ver nossas crianças aprendendo através da brincadeira, da interação e da
alegria!
Objetivos
pedagógicos gerais:
Esperamos que os pequenos de nossa creche observem e
explorem o ambiente com atitude de curiosidade. Que as crianças possam utilizar
as diferentes linguagens a fim de
garantir uma experiência de aprendizagem bem sucedida, e de apoiá-las na
construção de sentidos pessoais, à medida que vão se constituindo como sujeitos
e se apropriando da cultura. Que através das brincadeiras , jogos e interação
com seus pares e adultos, aprendam e
sejam felizes.
Objetivos pedagógicos
específicos:
As brincadeiras deverão ser
ensinadas.
Todas as crianças devem ser
incentivadas a participar, dentro do seu ritmo e suas possibilidades.
Brincadeiras criadas e construídas
pelas crianças com elementos da natureza, e com sucatas serão privilegiadas.
“BRINCAR
COM CRIANÇAS NÃO É PERDER TEMPO, É GANHÁ-LO
SE
É TRISTE AINDA É VÊ-LOS SENTADOS SEM AR, COM EXERCÍCIOS ESTÉRIES SEM VALOR
PARA
A FORMAÇÃO DO HOMEM.”
Carlos Drummond Andrade
- Influências
Fundamentamos nosso projeto e ações nas propostas
Municipal e Federal vigentes e visamos contextualizá-la à realidade da criança
da comunidade na qual está inserida.
A proposta educacional da Creche Sempre Vida Parque da
Conquista enfatiza a brincadeira e a interação como fatores promotores do
desenvolvimento infantil . Sob essa perspectiva preza em dar as crianças um
atendimento de qualidade com ambiente
harmonioso, feliz, de conversas e muitas brincadeiras .
De acordo com o pensamento de Piaget , as crianças só são livres quando brincam entre si, ocasião
em que criam e desenvolvem a sua autonomia, sendo outra criança o melhor
brinquedo didático que elas podem explorar. Para o autor as brincadeiras não
são apenas uma forma de entretenimento
para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Vygostky complementa essa premissa , dizendo que o
brincar também funciona como agente de socialização, um balizador das relações
humanas.
Na concepção de
Wallon toda atividade da criança é
lúdica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um
projeto de ação mais extensivo que a subordine e transforme em meio. Nesse
sentido, o infantil é sinônimo de lúdico.
Baseados nestes autores, inspiramos-nos a construir um
projeto alicerçado na brincadeira, pois é através dela que os pequenos podem
aprender e se desenvolver de forma
prazerosa.
Metas da Unidade
●
Realizar e
garantir um atendimento de qualidade a todas as crianças, sem exceção;
●
Promover
diferentes formas de brincadeiras , em espaços distintos e com variedade de
brinquedos em diferentes momentos do
dia;
●
Incentivar as crianças a participarem ativamente do
planejamento das atividades, através dos interesses que expressa, das curiosidades
que surgem e desenvolver atividades e promover experiências nas diferentes
áreas do conhecimento e das linguagens;
●
Dar oportunidade para que imaginem, investiguem,
explorem e se tornem verdadeiramente pequenos cientistas;
●
Dar oportunidades para que façam registros simples por escrito, com ou sem
ajuda do educador e realizar atividades que permitam a manipulação de lápis,
canetas, pincéis.
Estrutura
Curricular a partir da qual trabalha-se as metas estabelecidas
Elaboramos e construímos o currículo que emerge da vida,
focado na criança, nos seus encontros com seus amiguinhos, com os adultos e no
seu percurso no mundo. Este acontece na participação da criança, nos processos
educacionais, que envolvem os diversos momentos do dia, na hora da rodinha, do
lavar as mãos, escovar os dentes e nas brincadeiras.
O currículo da creche é uma experiência de relação que nos
possibilita interrogar, descobrir e dar sentido a nossa relação com o mundo,
com os outros e com nós mesmos. Nosso objetivo é de auxiliar as crianças a
conhecer suas possibilidades de criar, inventar, descobrir, compartilhar,
interrogar.
Segue
abaixo a estrutura da proposta curricular da creche, baseada no Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil e nas Orientações Curriculares
para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Linguagem Oral e Escrita-
Objetivos:
>Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e
expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e
participando de diversas situações do cotidiano; Escolher histórias e textos para apreciar; Reconhecer seu nome escrito e identificá-lo em
diversos momentos do dia Possibilitar as
diversas formas de linguagem (corporal, oral, escrita, musical, artes
plásticas); Registrar as conversas sobre
textos lidos em diferentes ocasiões
Habilidades
> Contar casos, recontar histórias; Expressar sentimentos claramente; Desenhar, pintar, modelar massinha e argila; Praticar a escrita e registros espontâneos Ouvir,
comprrender, cantar diferentes narrativas; Reconhecer e identificar seu nome.
Conhecimentos
Matemáticos –
Objetivos > Reconhecer e valorizar
os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais
como ferramentas necessárias ao cotidiano; Ter confiança em suas próprias estratégias e
na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando
conhecimentos prévios
Habilidades >
Deslocar-se no ambiente, andando, subindo e descendo; Brincar de empilhar e
construir torres, pistas para carrinhos e cidades, com blocos de madeira ou
encaixe; Utilizar a contagem ,
explicitando quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas; Marcar
o tempo, utilizando calendários, relógios, marcos de rotina;
Ciencias
Naturais e Sociais –
Objetivos:>
Possibilitar atividades que promovama experimentação acerca de temas
científicos; Demonstrar uma postura
investigativa em relação ao mundo natural e social; Investigar as relações de
causa, efeito e sequência, relacionando fenômenos e acontecimentos;
Habilidades:>
Classificar, comparar, seriar elementos, objetos, materiais, descrevendo-os; Observar e descrever transformações e mudanças
que ocorrem no mundo e nas suas experiências; Compreender instruções simples a partir de uma
referência espacial e temporal; Demonstrar curiosidade diante de novas situações, pessoas e fenômenos
naturais
Corpo e
Movimento-
Objetivos:
> Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo e deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar,
correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades
motoras; Controlar gradualmente o
próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas
habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e outras
situações.
Habilidades: >Explorar
diferentes posturas corporais, como deitar-se, sentar-se em diferentes posições
e reconhecer progressivamente os
segmentos e elementos do próprio corpo, por meio da exploração, das
brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Linguagens
Artísticas ( Música) –
Objetivos: >
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e
produções musicais; Brincar com a
música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; Expressar e perceber
pensamentos, sentimentos e sensações por meio de interpretações, improvisações
e composições musicais; Apresentar as diferentes manifestações culturais de
diferentes épocas
Habilidades: >
Brincar, cantar e dançar com outras crianças; Ouvir obras musicais variadas; Produzir
ritmos e sons com diferentes materiais.
Linguagens
Artísiticas (Artes Visuais) –
Objetivos: >Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças, e pelas diversas obras
artísticas com as quais entrem em contato; Produzir trabalhos de arte, desenho,
pintura, modelagem, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de criação;
Habilidades: >
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens bem como utilizar materiais como
tesoura, cola, pincéis, canetas; Construir objetos variados e observar e
identificar imagens diversas.
Supervisão pedagógica
A supervisão pedagógica
é realizada pela direção da creche e pela professora articuladora. Tem
como objetivo estimular a todos os
educadores a trabalhar com
comprometimento e responsabilidade por uma instituição na qual o atendimento dado aos pequenos seja qualificado.
As reuniões com todo o grupo acontecem às segundas-feiras
para planejamento. Há também encontros para Avaliação, Centros de Estudo e
Planejamento designados no calendário das Creches para toda a rede. Nos
encontros conversamos sobre o desenvolvimento das crianças, elaboramos
planejamentos, falamos sobre os desafios peculiares a cada turma , lemos e
estudamos temas para melhorar cada vez mais a nossa prática enquanto
educadoras. ´Também estimulamos o trabalho dos educadores com textos, livros,
sites da web e filmes que promovam ideias inovadoras na Educação. Para
organizar nossa prática utilizamos os Planejamentos Anual, Por Projetos,
Semanal e o Plano Diário.
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