PROJETOS -

 

PROJETOS 2014










2013

Tema: O Nordeste no Caju



2012


Tema:  Brincadeiras na Educação Infantil - Arte de Aprender e Ser Feliz


            Em conversa com moradores, funcionários e pais da creche constatamos que as crianças da Comunidade Parque da Conquista  brincam pouco, por não existir no Caju área de lazer e por essa ser uma comunidade conflagrada . A violência é grande e piorou muito no ano de 2012, o que gera medo, insegurança e diminui ainda mais o acesso das crianças ao brincar, exercício fundamental ao desenvolvimento integral dos pequenos.

O brincar é algo tão importante para o desenvolvimento da criança que a Declaração Universal dos direitos da criança afirma que “... A criança deve ter todas as possibildades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.”

Desta forma, os educadores da creche perceberam a necessidade de incluir ainda mais as brincadeiras no planejamento e no dia-a-dia. Afinal, o  brincar, a brincadeira é a linguagem que as crianças usam para se comunicar. É o mundo da fantasia, da imaginação, do “faz-de-conta, do jogo e da brincadeira.  O brincar para a criança  não é apenas um passatempo ou simples diversão, pois no momento da brincadeira a criança também está aprendendo conteúdos, descobrindo o mundo, sua cultura, seus conceitos e as diversidades das pessoas a sua volta. A brincadeira favorece a construção de uma rica base de conhecimentos, pois é capaz de atuar, em diversos campos educativos.

Crianças são promotoras de cultura, pois em suas interações, brincando consigo mesma ou com seus pares, agem incorporando elementos do mundo no qual vivem e produzem novas formas culturais de estabelecer relações sociais.

Neste projeto a participação das famílias  é fundamental. Elas estão presentes para brincar com as crianças e ensinar as brincadeiras que já sabem e que são oriundas do nordeste ( estado onde a grande maioria dos pais nasceu e viveu).

A Creche Sempre Vida Parque da Conquista se dedica  a ser um espaço para a produção de culturas infantis, no qual os pequenos brinquem  com seus pares.  Brincando, eles imaginam, fantasiam, constroem, modificam, experimentam, imaginam...

Nesta creche, a brincadeira é educação por excelência, pois no brincar as crianças convivem com suas diferenças, se apropriam de conhecimentos e sentimentos. É na brincadeira  que as trocas ocorrem e  onde se dá o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, do exercício da iniciativa e da decisão.

Brincar é sinonimo de felicidade e de vida, e o que queremos é ver nossas crianças aprendendo através da brincadeira, da interação e da alegria!



2011


CRECHE – UM ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO DE CULTURAS INFANTIS



No início do ano letivo, todo o grupo de educadoras se reuniu para planejar o ano de 2011. Levantamos quais questões era prioridade para ser trabalhada no ano.

Concluímos que as crianças de nossa creche viviam muito restritas ao próprio ambiente, e que era nosso objetivo, planejar, criar estratégias de situações nas quais as crianças pudessem brincar, interagir e se desenvolver com alegria.

.As crianças são completas, sendo capazes de sentir, pensar, se emocionar, imaginar, criar, dialogar: Um corpo produtor de história e de cultura.

As crianças são observadoras, tocam, pensam, interagem com outras crianças e adultos. Em suas brincadeiras, modos de comer, falar, andar, desenhar não apenas se apropriam com a mente, corpo e a emoção daquilo que as suas culturas lhes propiciam, mas investigam e questionam, criando, a partir daquilo que aprendem,  novas formas de contribuir para as culturas existentes.

Crianças são promotoras de cultura, pois em suas interações, brincando consigo mesma ou com seus pares, agem incorporando elementos do mundo no qual vivem e produzem novas formas culturais de estabelecer relações sociais.

Estas interações, que partem normalmente das brincadeiras são denominadas culturas infantis e são transmitidas através de gerações de crianças.

A Creche Sempre Vida Parque da Conquista se dedica  a ser um espaço para a produção de culturas infantis, no qual os pequenos vivam com seus pares, mediados pela cultura, experimentando, criando e sendo felizes.