Guia da Família - 2021




Gestoras: Rute Albanita da Silva Lopes Ferreira
                Lilia Pereira Martins

Telefone da creche: 3895-3383

Telefone  (whatsApp) da gestora: 96768-1268

GUIA DA FAMÍLIA



Projeto 2018 : Brinquedos e BrincadeirasResgate de Memórias para FamíliasAlegrias e Valores Para a Educação Infantil 


Quem somos?

Somos uma Creche Municipal  de referência  por realizar ao longo de dez anos um trabalho  de qualidade e excelência para com crianças de dois a quatro anos. A Creche  privilegia o afeto, a segurança, além  de transparência e confiança. A família é nossa grande e melhor parceria.

 A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista pertence à 1ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizada na Rua Carlos Seidl, Caju, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, e-mail cmsvconquista@rioeduca.net  página na internet http://crecheparqueconquista.blogspot.com.br/

A proposta pedagógica da unidade oferece aos pequenos, a possibilidade de recomeços, o encontro daquilo que já sabem com o que apreciam, e também a aquisição de novos conhecimentos. É fator primordial, a construção de saberes junto com a criança, respeitando sua cultura e de sua família.
            . 

FAMÍLIA
Por crianças felizes, por uma família participativa....

“Nosso cuidado com as crianças e jovens deve ser regido não pelo desejo de ‘lhes fazer aprender coisas’, mas pelo esforço em manter acesa dentro deles a luz que se chama inteligência.”
Maria Montessori



MISSÃO DA CRECHE MUNICIPAL
SEMPRE VIDA PARQUE DA CONQUISTA

Ajudar cada criança a desenvolver seu potencial , a ser feliz, a aprender brincando, a respeitar a si mesmo, a seu corpo, e `seus colegas, bem como os adultos .  A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista,  acredita que tão essencial quanto o conhecimento é compreender que todos os momentos são realizados e pensados com muito respeito e amor. Coisas cotidianas como jogar o lixo no lixo, pedir desculpas, admitir os erros, elogiar os acertos, dizer eu te amo, agradecer por algo, respeitar as diferenças, preocupar-se com o outro são de  enorme valor para o crescimento pessoal do ser humano.

Nossa filosofia se compromete com  à união família-escola-comunidade e à importância da ação desses grupos na educação das crianças.
O alvo de todos educadores e funcionários é levar a cada criança amor e alegria... Uma creche na qual  as crianças possam conhecer, descobrir novos e interessantes desafios, sempre respeitando o ritmo de cada criança. Nossa missão é também   ensinar que tanto adultos e funcionários possam nutrir o amor e o  respeito por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos.

Nossa equipe é formada por pessoas  cujo foco está voltado para a qualidade total na educação pontuados no amor , alegria e respeito.

A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista está inserida e referenciada no contexto da educação nacional, À luz das contribuições teóricas de  Wallon, Freinet, Piaget, Vygotsky e dos documentos do MEC, SME e UNESCO, a unidade inspirou-se a construir um projeto alicerçado na valorização da cultura da comunidade do Parque da Conquista. Além disso, investiu tempo, estudo, trabalho e um esforço conjunto  para que as crianças e suas famílias vivenciassem no cotidiano atividades que contribuíssem para a Cultura da Paz e Não Violência. Tais fatores se  basearam  na tríplice harmonia : o individuo consigo mesmo, com o outro e com a natureza, mediante a coerência vivida com valores como a cooperação, diálogo, tolerância, respeito e solidariedade.

O currículo da creche é compreendido como as intenções, ações e interações presentes no dia a dia da criança. É focado nas crianças e em suas relações. Ele é concebido como construção, articulação e produção de aprendizagens que acontece no encontro entre os sujeitos e a cultura. Ele  emerge da vida, na participação das crianças nos processos educacionais. O currículo na Educação Infantil é a própria ação.

O currículo da Creche Municipal Sempre Vida Parque é construído a partir do interesse da criança, ela é a protagonista de todo e qualquer planejamento e aponta  para o direito dos pequenos de se desenvolverem integralmente por meio das experiências com as diferentes linguagens.   


HARMONIA ENTRE FAMÍLIAS E CRECHE 

Precisamos andar de mãos dadas e faremos isso!

Para que o sucesso da criança seja completo a relação entre  responsáveis e todos da creche  precisa ser clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Assim, acreditamos importante  destacar  itens de fundamental importância para serem observados:

ABCEDÁRIO DA CONQUISTA

A)Mantenha-se  informado a respeito do dia a dia de seu filho na creche  Rubrique diariamente a agenda de seu filho, verifique envio de circulares ou comunicações individuais.

B)  É importante conhecer as normas da  unidade, seus objetivos e suas diretrizes para que  tanto a família quanto a creche, possa caminhar unidas acreditando nos mesmos ideais de vida.

C)  Mantenha-se atento aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, cumprimento dos exercícios de casa etc.

D-)Procure a Direção em caso de dúvidas e questionamentos. Estamos aqui para isso! E-) Sempre que TIVER DÚDIVAS ou precisar abordar algum aspecto relacionado a seu filho, não hesite em nos procurar. Teremos grande prazer em recebê-lo. Se houver urgência, procure as diretoras da Unidade (Tias Rute e Tia Lilia) elas ouvirão você.

F) Não é permitido trazer brinquedos para a escola, exceto no “Dia de Brinquedo”. No “Dia de Brinquedo”, as crianças não devem trazer espadas, revólveres ou qualquer outro tipo de arma de brinquedo que instigue brincadeiras ou atitudes violentas.

G) As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela creche. Temos crianças que possuem algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado pelo Instituto ANNES DIAS por uma  equipe de nutricionistas

H) Os pais devem acompanhar sua criança até a sala, despedir-se e falar com educadora se precisar.

I) Todas as roupas que a criança traz para a creche/escola devem ser marcadas com nome e turma, assim como sapatos, capas, guarda-chuvas — isso contribui para evitar trocas ou perdas.

J)A creche não permitirá que seu filho saia com pessoas estranhas não autorizadas. Há um cartão que é da inteira responsabilidade dos pais.

k) As crianças poderão ter sua festa de aniversário na creche, mas deverá ser avisado com antecedência, e apenas três pessoas da família poderão participar. Também é importante lembrar que as crianças do turno deverão ser contempladas com a festinha.

l) Toda segunda-feira deve vir uma toalha de banho limpa que retornará para a família sexta-feira para ser lavada; (não haverá banho, mas caso haja necessidade do banho, a criança terá sua toalha.

M) Na mochilinha deverá vir uma roupa reserva dentro de um saquinho caso haja necessidade de troca.

N) A criança SÓ PODERÁ VIR DE UNIFORME ESCOLAR. BLUSA DA PREFEITURA, SHORT OU CALÇA AZUL. TÊNIS PRETO.E MEIA BRANCA

O) As unhas das crianças devem estar sempre limpas e cortadas.

P) Os cabelos dever ser avaliados para evitar a propagação de piolhos. Caso haja piolhos, solicitaremos aos pais que limpem a cabeça da criança, e que apenas retorne com a cabeça limpa, visto que é contagioso.

Q)Sempre que considerarmos que a criança esteja com “bolinhas”ou “machucadinhos” encaminharemos aos pais um documento para que possam ir ao médico, para liberação ou não do médico para continuação da frequência da criança.

R) Se a criança se machucar em casa deverá ser relatado aos educadores por escrito na agenda. Se a criança se machucar na creche, avisaremos aos pais e tomares as providências conforme cada ocasião.

S) Crianças tem horário de entrada e saída, que precisam ser respeitadas. Crianças que não forem buscadas no horário, serão  notificado ao Conselho Tutelar.

T)Todas as ocorrências  deverão serão escritas na AGENDA,  portanto leia e assine TODOS OS DIAS.

U) Os pais e responsáveis serão convidados para participarem de muitas oficinas e festividades, que faz parte do nosso projeto. PARTICIPE!
POR FAVOR, quando não houver a possibilidade dos pais e responsáveis virem a nossas atividades, envie um representante, para que sua criança seja representada. Ela ficará contente e entenderá que seu trabalho tem importância para seu filho.

V)Sempre que seu filho ficar ausente da escola, por qualquer motivo, você deverá telefonar para comunicar o motivo da ausência, caso a falta ocorra por mais de dois dias (principalmente se estiver relacionada a questões de saúde).

X) Qualquer alteração de dados cadastrais, principalmente telefones e e-mails, deverá ser notificada de imediato à Secretaria para que sejam atualizados.

Z) Fique tranquilo! Na Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista seu FILHO(A) é bem-vindo e será muito amado e respeitado por todos que aqui trabalham!


Eventos e Atividades  do ano:

Atividades:

 # História vai, História vem (semanal)

# Dia do brinquedo (semanal)

# Dia da novidade (semanal)

# Dia do Brincar (mensal)

# Conferência Família-Escola (mensal/bimestral)

# Culminância de projetos para as famílias (trimestral)

#Cuidado da natureza (mascotes e horta) (diário)


Comemorações e Festejos

> Baile de Carnaval

>Valorização da Cultura Indígena e suas Brincadeiras

>A Páscoa e seus significados

>Homenagem às mães - Brincando com Minha família

>Festa Cultural (Arraiá da Conquista)

>Homenagem aos Pais - Brincando com Minha Família 2

>Valorizando o Folclore brasileiro e suas manifestações lúdicas na comunidade

>Oficina Copa da Conquista

>Homenagem ao Dia das Crianças

>Homenagem ao Dia do Professor

>Festa Natalina

>Festa de Encerramento de Final de Ano



Autoria do projeto: Rute Albanita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO